Questão
Universidade Federal do Pará - UFPA
2009
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Africa-Sul-leia-texto179ee722737
Sobre a África do Sul, leia o texto a seguir.

“A África do Sul ocupa uma posição estratégica no sul do continente africano, como eixo de passagem entre os oceanos Atlântico e Índico. Além disso, possui muitos recursos naturais, especialmente ouro, pedras preciosas e minerais. Porém a sua inserção como potência regional define-se mais pela sua liderança no continente, reforçada pela formação da União Africana em julho de 2002. Essa nova organização é uma iniciativa para estimular o desenvolvimento e combater a pobreza no continente”

(KRAJEWSKI, A. C; GUIMARÃES, R. B; RIBEIRO, W. C. Geografia, Pesquisa e Ação. 2 ed. São Paulo: Moderna, 2003. p. 115). 

Considerando a África do Sul como potência regionale a sua relação com os demais países da África Subsaariana, é correto afirmar: 
A
O forte desenvolvimento econômico e a abertura democrática fizeram com que a África do Sul exercesse forte influência sobre o continente africano, no final do século XXI, especialmente sobre a África Subsaariana, intermediando acordos de paz em países como Angola e Moçambique.  
B
A influência da África do Sul sobre o continente africano, especialmente sobre a maioria dos países subsaarianos, sempre ocorreu em razão do bloqueio econômico imposto pela ONU aos países que eram seus concorrentes diretos, como a Líbia. 
C
Ao contrário dos demais países da região, a homogeneidade étnica na África do Sul contribuiu para o fortalecimento da democracia, que sempre prevaleceu nesse país, e o ajudou a se tornar uma das maiores potências regionais.  
D
A economia da África do Sul é altamente modernizada, principalmente no setor mineral. Esse crescimento econômico com base nos recursos minerais foi direcionado para beneficiar a sociedade como um todo e inspirou a superação de conflitos étnicos em países, como Serra Leoa e Congo, nos quais tribos rivais disputaram, durante muito tempo, o controle das reservas minerais. 
E
Durante a Guerra Fria, a África Sul, com o aval de grandes potências capitalistas, apoiou grupos pró-ocidentais em conflitos regionais, como ocorreu em Angola e Moçambique. Esses conflitos destruíram a infra-estrutura e comprometeram a produção de alimentos nos referidos países.