Questão
Universidade de Taubaté - UNITAU
2013
1ª Fase
Ainda-que-crescimento89756f65b6
Ainda que o crescimento econômico africano seja modesto em comparação com outras regiões pobres do planeta, não é possível fazer essa análise sem considerar a diversidade de situações. Cinco países (Botswana, Lesoto, Ilhas Maurício, Marrocos e Tunísia) mais que triplicaram o PIB entre 1960 e 2005. Por outro lado, nove países (República Centro-Africana, Libéria, Madagascar, Níger, República Democrática do Congo, Serra Leoa, Somália, Chade e Zimbábue) apresentaram,
em 2005, um patamar inferior ao PIB de 1960. Ou seja, ficaram ainda mais pobres.

Em relação à economia africana, é INCORRETO afirmar que:
A
a presença do Brasil na África é crescente, ficando abaixo apenas da dos Estados Unidos. O comércio com países africanos passou de 39 milhões de dólares, em 2005, para quase 74 milhões, em 2007.
B
o comércio da Índia com os países africanos está crescendo (25 milhões de dólares em 2007), principalmente em função da necessidade de acesso às novas fontes de fornecimento de petróleo.
C
a demanda de países emergentes, como os do BRICS, modificou consideravelmente as trocas de matérias-primas, produtos manufaturados e serviços com os países africanos.
D
em 2007, o Brasil abriu uma agência da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Gana, com o objetivo de estabelecer parcerias para o estudo da produção de biocombustível a partir da mandioca.
E
as mudanças econômicas geraram uma pressão demográfica em cidades que carecem de moradias e infraestrutura. Quase 300 milhões de pessoas vivem em favelas, 72% da população urbana do continente.