Questão
Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
2004
1ª Fase
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Algas-moluscos-outros136e8e4456d
Algas, moluscos e outros organismos marinhos constituem um problema para a indústria de navegação. Estes organismos podem aderir ao casco do navio, resultando numa diminuição na velocidade máxima e conseqüente aumento no consumo de combustível fóssil. Para contornar o problema, os cascos eram pintados com tinta à base de TBTO (óxido de tributilestanho), que se desprende gradualmente do casco, matando os organismos na área vizinha. Porém, o fato de o TBTO possuir uma meia-vida longa (superior a 6 meses), de causar deformações em várias espécies marinhas, de ser bioacumulativo e de entrar na cadeia alimentar fez com que seu uso fosse banido internacionalmente, desde janeiro de 2003. 

CANN, M.C.; CONNELY, M.E. Real-world cases in green chemistry. American Chemical Society, 2000. [adapt.]



Fórmula estrutural do TBTO 

Com base no texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar que o TBTO
A
é um composto que possui, em sua estrutura, 24 átomos de carbono com hibridização sp³ e, sendo bioacumulativo, sua quantidade aumenta nos organismos vivos quanto maior o nível trófico da cadeia alimentar. 
B
é um álcool secundário com cadeias carbônicas lineares e, sendo bioacumulativo, os organismos presentes nos níveis tróficos inferiores da cadeia alimentar apresentam uma quantidade superior desta substância, por estarem em maior contato com ela. 
C
é um composto heterocíclico, com 6 ligações carbono-estanho e 54 átomos de hidrogênio, que contamina moluscos bivalves – o que evita a proliferação –, quando estes filtram a água ao se alimentar.
D
é um éster alifático com átomos de estanho divalentes, que combate, entre outros organismos, as algas – vegetais pluricelulares responsáveis pela maior produção de oxigênio no planeta. 
E
é um haleto orgânico com estrutura ramificada, utilizado para controlar organismos que se aderem aos cascos dos navios, como as algas – eucariontes pertencentes ao Reino Protoctista – e moluscos gastrópodes, como os mexilhões. 
F
I.R.