Alguns seres vivos podem ser utilizados como sensores climáticos. Pequenas alterações ambientais, como umidade e precipitação atmosférica, podem ser percebidas graças ao ciclo reprodutivo de uma briófita da espécie Octoblepharum albidum. “Coletar essa planta na época chuvosa e não encontrar esporófitos maduros é sinal de que o nível de precipitação não foi suficiente para estimular o desenvolvimento dessa estrutura reprodutiva e que houve uma pequena variação climática”. O termo “briófitas” se aplica a um grupo de plantas pequenas, de diferentes espécies, que crescem tanto em ambientes úmidos quanto em lugares mais secos, vivendo sobre o solo, nos troncos de árvores e em rochas. Apesar de não produzirem flores, frutos ou sementes nem possuírem vasos condutores de seiva, apresentam grande diversidade e são bem distribuídas por todo o planeta.
FERNANDES, Mateus. Espécie de briófita atua como “sensor climático”. Universidade Federal de Minas Gerais Disponível em: <https://ufmg.br/comunicacao/noticias/especie-de-briofita-atua-como-sensor-climatico>. Acesso em: 09 out. 2018 (adaptado).
De acordo com as características descritas no TEXTO, é CORRETO afirmar que também pertencem ao mesmo grupo da Octoblepharum albidumi