Alice no país do plebiscito
Há uma passagem muito conhecida de Alice no País das Maravilhas, na qual a pequena heroína de Lewis Carroll dialoga com um gato. Ela não quer mais continuar onde está e pergunta ao animal: Como posso sair daqui? O gato responde: Depende. A menina indaga: Depende de quê? E o gato esclarece: Depende de para onde você que ir. O diálogo prossegue. A garota diz que quer sair de onde está, mas não tem nenhuma preferência quanto ao lugar para onde vai. Então o bicho lhe retruca:" Se você não sabe aonde quer ir, então é indiferente o caminho que venha a seguir ".
GIL, Carlos Pereira. A Palavra expressão e criatividade. São Paulo: Moderna, 2007. p. 63.
No excerto Alice no país do plebiscito, o autor mescla o discurso indireto com o direto. Enquanto o discurso direto reproduz textualmente a fala da personagem, o indireto reproduz o sentido do pensamento da personagem.
a) Passe o trecho abaixo para o discurso indireto, fazendo as adaptações necessárias.
"Como posso sair daqui? " O gato responde: "Depende." A menina indaga: "Depende de quê?" E o gato esclarece: "Depende de para onde você que ir. "
b) O foco narrativo do período abaixo está na terceira pessoa do singular. Reescreva-o, passando para a segunda pessoa do singular.
"Se você não sabe aonde quer ir, então é indiferente o caminho que venha a seguir".