Questão
Centro Universitário do Pará - CESUPA
2010
Fase Única
Amazonidas-Somos-todos88a1420457
“Amazônidas”.

Somos todos filhos da floresta
Seringueiros, ribeirinhos, índios, castanheiros ou ainda quilombolas
Nosso chão é nossa pátria
Nossos rios, nossos eternos caminhos
Nossos saberes e tradições, riqueza infinita
Nossos lugares, o nosso jeito de ser
Enfim somos amazônidas, nortistas de fé e de coragem.

 Autor desconhecido ( declamado no 1º encontro de seringueiros de Coari, em 2009 )

a Amazônia, são diversas as formas de produção e organização do espaço geográfico com forte influência cultural, como os espaços de vivência dos chamados “povos da floresta", cantados nos versos acima. Dentre estes espaços, destaca-se o dos (as):
A
seringueiros e castanheiros, considerados como os mais autênticos representantes dessas populações e com uma apropriação do espaço voltada para a terra-firme, devido as suas práticas extrativistas serem exclusivas desse espaço, uma vez que só nessa porção da floresta ainda há presença de seringueiras e castanheiras.
B
comunidades quilombolas, cuja população é de marcada descendência indígena, estão concentradas principalmente nas ilhas do arquipélago do Marajó e definem formas de apropriação bastante tradicionais e voltadas especialmente para a várzea. Estas comunidades vivem basicamente de atividades voltadas para o uso da terra.
C
ribeirinhos, que vivem em espaços onde ocorre uma apropriação voltada para o rio, a várzea e a floresta e uma forma de ordenamento do território que antecede as intensas modificações espaciais que ocorreram / ocorrem com a expansão das fronteiras econômicas na região, vivenciadas nas últimas décadas.
D
comunidades indígenas, cuja apropriação do território é marcada por características únicas, mantidas ao longo dos séculos, sendo suas organizações espaciais iguais às do período pré-colonial. Estas comunidades realizam cotidianamente uma utilização mínima dos recursos naturais dos rios e da floresta.