Questão
Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro
2022
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Analise-charge-leia120455faf0c
Analise a charge e leia o texto a seguir.



(Disponível em: <https://twitter.com/Benett_/status/1024973974512525312/photo/1>. Acesso em: 26 out. 2021.)

A crise econômica e a explosão da pandemia do coronavírus, na interrelação que há entre elas, têm gerado impactos e consequências profundas para a humanidade que depende de seu trabalho para sobreviver. Além dos altíssimos índices globais de mortalidade, ampliam-se enormemente o empobrecimento e a miserabilidade na totalidade da classe trabalhadora. Em parcelas enormes desse contingente, como nos desempregados e informais, a situação torna-se verdadeiramente desesperadora, com o Brasil se destacando como um dos campeões da tragédia.

(ANTUNES, Ricardo. Coronavírus: o trabalho sob fogo cruzado. São Paulo: Boitempo, 2020. p. 7.)

Sobre a questão do desemprego ilustrada na charge e debatida no texto, assinale a alternativa correta.
A
A charge e o texto apresentam perspectivas diferentes. A charge ilustra a falta de iniciativa dos desempregados, que desistem de procurar um novo emprego. Já o texto indica que a crise econômica e a pandemia de coronavírus são componentes importantes na formação de um grande contingente de desempregados e trabalhadores informais.
B
Antunes e Bennet identificam uma situação de desemprego conjuntural porque é ocasionado pelo desencontro entre a qualificação dos trabalhadores e as expectativas do mercado. Assim, não há problema na oferta de vagas, mas há falta de trabalhadores especializados.
C
Antunes e Bennet divergem quanto à abordagem do fenômeno do desemprego. Antunes apresenta uma análise do fenômeno do desemprego estrutural enquanto Bennet ilustra o desemprego conjuntural no contexto brasileiro.
D
Antunes aborda a relação entre a pandemia do coronavírus e o aumento do número de desempregados no contexto brasileiro. Para o autor, as consequências da crise econômica e da pandemia serão vividas em longo prazo. A charge ilustra a perspectiva de Antunes, indicando que o desemprego se torna conjuntural nesse contexto.
E
Antunes apresenta uma perspectiva mais otimista em relação à questão do desemprego do que a perspectiva ilustrada por Bennet. Para Antunes, com o fim da pandemia de Covid-19, os desempregados não terão dificuldades em encontrar novos empregos.