Questão
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA - UEMA SUL
2024
1ª Fase
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Analise-imagens-leia1645def20f3
Analise as imagens e leia os trechos abaixo sobre o período ditatorial na Argentina (1976-1983) e no Brasil (1964-1985).





A Associação das Avós (e Mães) da Praça de Maio foi criada em 1977, quando mulheres argentinas passaram a ocupar a Praça de Maio, no centro de Buenos Aires, exigindo descobrir o paradeiro dos seus filhos e netos. Cada caso solucionado recebe um número - como o 132 de José Morales (filho de pais mortos na ditadura) - e se calcula que ainda existam centenas deles a serem finalizados.

No Brasil, a Lei da Anistia foi aprovada em 1979, no governo do general Figueiredo. Seu lema era “ampla, geral e irrestrita”, cunhado pelo jurista Aloysio Picanço.

O relatório da Comissão da Verdade no Brasil foi divulgado em 10 de dezembro de 2014, no Palácio do Planalto. Esta comissão foi criada para apurar as violações contra os direitos humanos, especialmente durante a ditadura civil-militar (1964-1985) no Brasil.

https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/comissao-da-verdade-criada-para-apurar-crimes-da-ditadura-militar-faz-10-anos/ (Adaptado)

Em relação às ações tomadas, após o fim da ditadura civil-militar na Argentina e no Brasil, pode-se afirmar que
A
na Argentina, ocorreu a devolução dos filhos de presos políticos que nasceram em cativeiro, com a permissão do seu reencontro com as famílias verdadeiras; no Brasil, manifestações antidemocráticas foram reprimidas pelo governo e por setores de extrema-direita.
B
na Argentina, houve condescendência aos atos de exceção e não foram considerados criminosos os que exerceram tortura/mortes de pessoas de esquerda; no Brasil, governo Dilma Rousseff condenou os torturadores à prisão, como o general Galtieri.
C
na Argentina, ocorreu a punição de vários culpados, como o presidente Videla, com a instalação da Comissão Nacional sobre o Desaparecimento de Pessoas (1983); no Brasil, a transição democrática perdoou as ações ilegais cometidas pelos militares, que não foram punidos pelas torturas/mortes, provocadas aos opositores do regime.
D
na Argentina, houve tolerância do Estado e da população aos que agiram contra a “ameaça comunista” no período ditatorial; no Brasil, houve encarceramento dos envolvidos com repressão a presos políticos, após os resultados da Comissão da Verdade (2014).
E
na Argentina, houve decepção das pessoas e punições aos que assassinaram crianças na ditadura; no Brasil, as perseguições contra membros de religiões afro-brasileiras e seus descendentes só foram punidas após a Lei da Anistia, em 1979.