Analise as imagens da pintura Mona Lisa, do artista italiano renascentista Leonardo da Vinci, exposta, atualmente, no Museu do Louvre em Paris.


Texto II
“Nós outros pintores queremos pelos movimentos do corpo mostrar os movimentos da alma [...]. Convém, portanto, que os pintores tenham um conhecimento perfeito dos movimentos do corpo e os aprendam da natureza para imitar, por mais difícil que seja, os múltiplos movimentos da alma. Quem, sem o ter tentado, poderia crer o quanto é difícil representar um rosto que ri, sem fazê-lo triste ao invés de alegre? E ainda quem poderia, sem grande estudo, exprimir rostos onde a boca, o queixo, os olhos, as faces, a testa se unem no riso ou nas lágrimas? Também é preciso aprendê-lo da natureza, procurando os mais fugitivos aspectos das coisas, e os que fazem imaginar ao espectador mais do que ele vê”.
L.B Alberti, “Della Pittura”, livro II; 1453 aproximadamente. Citado em TENENTI, Alberto. Florença na época dos Médici. São Paulo: Perspectiva, 1973, p. 121. (Coleção Khronos, vol. 2). In. FARIA, Ricardo de Moura et al. Construindo a História. Belo Horizonte: Editora Lê, 1988, v. 2.
Os textos I e II se referem ao movimento cultural conhecido como Renascimento, ocorrido ao longo dos séculos XV e XVI, movimento iniciado na Itália.
Com base nos conhecimentos históricos, explique duas características do Renascimento e relacione-as às transformações ocorridas na Idade Moderna.