Questão
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA - UEMA SUL
2019
1ª Fase
Analise-imagens78d25be4c5
ANULADA
Analise as imagens abaixo, retiradas do Livro de Horas do Duque de Berry, do século XV, na parte referente ao calendário, em que mostra, respectivamente, os meses de janeiro (figura 1) e de setembro (figura 2): 



A sociedade, neste período, era dividida basicamente em três ordens: os oratores (rezavam), os bellatores (lutavam) e os laboratores (trabalhavam). Com base nas imagens e nos seus conhecimentos sobre a Idade Média, época do Feudalismo, é correto afirmar que a figura 1 mostra 

A
os nobres (bellatores) no banquete, os quais se dedicavam às atividades guerreiras; a figura 2 apresenta o trabalho dos camponeses (laboratores) que trabalhavam nas terras do senhor feudal e eram obrigados a moer o trigo e a usar o forno do senhor, além de lhe dever uma série de taxações.
B
os nobres (bellatores) num banquete, os quais participavam das atividades guerreiras nos tempos de conflitos e das atividades comerciais nos tempos de paz; a figura 2 apresenta o trabalho no campo realizado pelos burgueses (laboratores), composto por homens e mulheres.
C
os burgueses (bellatores) se confraternizando no banquete; a figura 2 é composta pelo proletariado (laboratores), mulheres e homens que realizavam o trabalho no campo, plantando, colhendo e entregando parte da sua produção aos seus patrões. 
D
clérigos (oratores), patrocinadores do banquete, que se servem numa mesa farta; a figura 2 retrata os camponeses (laboratores), que realizavam o trabalho e, depois de terminarem as tarefas produtivas, também organizavam banquetes e se divertiam, do mesmo modo que os nobres e os eclesiásticos faziam nos momentos de festa. 
E
os nobres (bellatores) e os clérigos (oratores), aproveitando as delícias do banquete; já a figura 2 revela, ao fundo, um castelo, símbolo da sociedade feudal, e o trabalho realizado pelos escravos (laboratores), os quais representavam, verdadeiramente, as "mãos e pés" do senhor, por realizarem todo o trabalho braçal.