
Analise as proposições em relação à obra Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis, e ao Texto 3.
I. O último capítulo do romance – DAS NEGATIVAS – destaca, acentuadamente, duas características marcantes da escrita machadiana, ironia e pessimismo. Brás Cubas faz uma espécie de balanço acerca da própria vida, que ponderou resumidamente como uma sucessão de negativas.
II. Nos períodos “mas sendo esses supostos flagelos verdadeiros equívocos do entendimento” (linha 7) e “Mas ainda quando tais flagelos” (linhas 10 e 11), se as palavras destacadas forem substituídas, sequencialmente, por acidentes/suplícios e chicotes/arreadores não ocorre alteração de sentido original no texto.
III. Da leitura do sintagma “posto que concebida com um formidável rigor de lógica” (linhas 4 e 5), infere-se que o autor faz referência à filosofia fictícia criada por Joaquim Borba dos Santos - o Quincas Borba.
IV. No período “Quincas Borba leu-me daí a dias a sua grande obra” (linha 1) a expressão destacada remete à quantidade de dias que Quincas Borba levou para ler a obra de Brás Cubas, uma vez que a grande obra era composta por vários volumes.
V. A leitura do texto reforçada pela estrutura “Reorganizada a sociedade pelo método dele” (linha 5) busca ressaltar os questionamentos quanto à complexidade de quatro volumes, pois eram grafados por letras miúdas, citações latinas e tratados relativos ao Humanitismo.
Assinale a alternativa correta.