Ano de 1945, fim da Segunda Guerra Mundial. Os Estados Unidos da América (EUA) saem fortalecidos da guerra: sua economia está aquecida, o dólar reina, a sobrevivência econômica de vários Estados depende da ajuda norte-americana. Contrariamente ao período que se seguiu à Primeira Guerra Mundial, os anos após 1945 são de prosperidade incomparável. No plano internacional, o rompimento com a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), em 1947, faz dos americanos os líderes do mundo livre. A política de concentração do comunismo é posta em prática, entre outros instrumentos, por meio da organização de pactos militares.
S. Bernstein e P. Milza (direção). História do século XX (1945-1973): o mundo entre a guerra e a paz. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2007, p. 31 (com adaptações).
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue o item.
A bipolaridade ideológica representada pela Guerra Fria, nas décadas que se seguiram ao fim da Segunda Guerra, confrontou as duas superpotências — EUA e URSS — e reduziu sensivelmente o papel da Europa na nova ordem internacional.