Questão
Universidade de Uberaba - UNIUBE
2015
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Antes-haver-embria-e341beb366a8
Antes de haver embrião, é preciso haver um espermatozoide e um ovócito. Somente depois que a fecundação ocorre é que o desenvolvimento embrionário começa. Houve uma época, e isso nos séculos anteriores ao século XX, em que se acreditava que dentro do espermatozoide ou do ovócito haveria uma miniatura de ser vivo já formado e que se bastava haver o encontro dos gametas para o embrião se desenvolver. No século XX, os cientistas perceberam que não era assim. Na verdade, os cromossomos existentes no espermatozoide e no ovócito é que determinam todo o desenvolvimento embrionário. Os genes existentes nos cromossomos comandam todo o processo. Da interação de genes paternos e maternos é que surgirá o novo ser.

Do zigoto ao animal adulto, uma maravilhosa sequência de acontecimentos leva à formação de células, tecidos, órgãos e sistemas complexos. A partir dessas informações, dos estudos sobre a Embriologia dos mamíferos e pela análise da figura abaixo, julgue a veracidade das seguintes afirmações:



I) Assim que é formado, o zigoto se divide por mitose e origina duas células-filhas. Cada uma dessas células é chamada de blastômero. A divisão do zigoto é conhecida pelo nome de segmentação ou clivagem.

II) À medida que aumenta o número de blastômeros, o conjunto adquire forma aproximadamente esférica, compacta e o aspecto de uma amora, o que lhe deu o nome de mórula.

III) A placenta é um anexo embrionário existente apenas na infraclasse Eutheria, onde estão os mamíferos placentários, por meio da qual ocorre transferência de nutrientes e oxigênio da mãe para o feto, e na remoção de resíduos do feto.

IV) O âmnio, estrutura observada na figura acima, está repleto de líquido amniótico, permitindo a proteção do indivíduo contra choques mecânicos, desidratação e patógenos.

V) Na figura dos anexos embrionários de um mamífero, observa-se o cordão umbilical. Ele permite a comunicação entre o embrião e a placenta.

VI) O alantoide observado na figura acima tem membranas que se unem com o cório. É um anexo que apresenta intensa vascularização, e, nos mamíferos, acumula ácido úrico, a sua excreta nitrogenada.

Estão CORRETAS as afirmações contidas em:
A
I, II, III, IV e V, apenas
 
B
II, III, IV e V, apenas
 
C
I, II e V, apenas
 
D
III e VI, apenas
 
E
I, II, III, IV, V e VI