Antigamente - Carlos Drummond de Andrade
Antigamente, as moças chamavam-se mademoiselles, eram todas mimosas e muito prendadas. Não faziam anos: completavam primaveras, em geral dezoito. Os janotas, mesmo não sendo rapagões, faziam-lhes pé de alferes, arrastando a asa, mas ficavam longos meses debaixo do balaio. E se levavam tábua, o remédio era tirar o cavalo da chuva e ir pregar em outra freguesia. [...] Os mais jovens, esses iam ao animatógrafo, e mais tarde no cinematógrafo, chupando balas de alteia. Ou sonhavam de andar de aeroplano; os quais, de pouco siso, se metiam em camisa de onze varas, e até em calças pardas; não admira que dessem com os burros n’água.
Embora sem saber da missa a metade, os presunçosos queriam ensinar padre-nosso ao vigário, e com isso punham a mão em cumbuca. Era natural que com eles se perdesse a tramontana. A pessoa cheia de melindres ficava sentida com a desfeita que lhe faziam quando, por exemplo, insinuavam que seu filho era artioso, Verdade seja que às vezes os meninos eram mesmo encapetados; chegavam a pitar escondido, atrás da igreja. A meninas, não: verdadeiros cromos, umas teteias.
[...] Antigamente, os sobrados tinham assombrações, os meninos lombrigas, asthma os gatos, os homens portavam ceroulas, botinas e capa de goma [...] não havia fotógrafos, mas retratistas, e os cristãos não morriam: descansavam.
Mas tudo isso era antigamente, isto é, outrora.
A comparação entre frases permite concluir, portanto, que as condições sociais influenciam no modo de falar dos indivíduos, gerando, assim, certas variações na maneira de usar uma mesma língua. A elas damos o nome de variações socioculturais. Relacione as colunas abaixo, identificando-as quanto a: variação sociocultural, variação histórica e variação geográfica. De acordo com o texto:
( 1 ) Variação sociocultural
( 2 ) Variação histórica
( 3 ) Variação geográfica
( ) Axé, Brasil. A Toyota homenageia os 500 anos deste país trilegal com um bocadinho de presentes que a galera vai adorar, meu! Corolla com CD player e rodas de liga leve grátis. Toyota Corolla, o carro mais vendido do mundo. Agora fabricado no Brasil. Mas corra, porque o estoque é limitado.
( ) Por essa mancebo algum podia esperar. Observe que supimpa: preços do tempo do Onça, atendimento cordial e costumeiro de nossa equipe, e descontos de lascar o cano quando você traz pra gente objetos do tempo em que farmácia se escrevia com ph. Corra, venha como um bólido e aproveite.
( ) O que deixa a gente triste é ficá veio. A gente ansim é meio custoso, né? Tem que tê um ranchinho pra gente incostá, né? É triste andá ca mala na cacunda, quando vem a noitinha. A gente não sabe agardecê quanto é bão tê o ranchinho da gente, né? Nem qui seja pequeninho. Quando é di tardi, pricurá ele cumo um passarinho pricura o ninho (Juca da Toca, 81 anos, morador de uma caverna de pedra numa serra de Minas Gerais).
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para a alternativa:
( ) 2 ; 1 ; 3