Antigamente as determinações, se a propriedade era uma chácara, uma estância, um sítio ou uma fazenda determinavam-se pelo tamanho de terra em m².
Veja abaixo as medidas praticadas:
- Chácara: uma área de terras pequena de mais ou menos no máximo 05 alqueires (cada alqueire possui 2,42 hectares, cada hectare corresponde a 10.000 metros quadrados);
- Sítio: uma área de terras, mais ou menos, entre 05 e 40 alqueires;
- Fazenda: uma área de terras superior a 40 alqueires. No Brasil, existem fazendas na casa dos milhares de alqueires.
Hoje em dia, para cada região do Brasil, há denominações diferentes, cito: rancho, roça, colônia. Isso varia bastante porque nosso país é imenso e a pluralidade de culturas faz com que isso fique concentrado em cada região. No estado de São Paulo, por exemplo, um rancho é uma área localizada na beira do rio, onde as pessoas normalmente constroem casas para passar os finais de semana. Grandes áreas são chamadas de roça no estado de Minas Gerais.
Para descomplicar a vida de topógrafos e também de profissionais, de uns tempos pra cá, o Brasil adotou o hectare. Na escritura do imóvel rural, você encontrará o tamanho real e total da sua propriedade, mas, caso queira mudar algo na fazenda (exs.: piquetes, cercas), você pode usar o Google Earth que ajudará bastante na hora de medir áreas isoladas da propriedade. O processo é supersimples e pode ser uma grande ajuda para termos uma ideia das dimensões de terrenos – inclusive os de formato irregular.
Disponível em: www.comprerural.com. Acesso em de 14/07/2021.
Um engenheiro comprou um terreno que, representado num plano cartesiano, é um pentágono, cujos vértices são A (400,0), B (700,400), C (600,700), D (200,700) e E (0,300) e essas medidas estão em metros.
Ao calcular a área desse terreno, podemos afirmar que se trata de