Questão
Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
2012
2ª Fase
AntigamenteAntigamente201b47e8482
Antigamente

Antigamente, as moças chamavam-se mademoiselles e eram todas mimosas e muito prendadas. Não faziam anos: completavam primaveras, em geral dezoito. Os janotas, mesmo não sendo rapagões, faziam-lhes pé-de-alferes,
arrastando a asa, mas ficavam longos meses debaixo do balaio. E se levavam tábua, o remédio era tirar o cavalo da chuva e ir pregar em outra freguesia. As pessoas, quando corriam, antigamente, era para tirar o pai da forca e não caíam de cavalo magro. Algumas jogavam verde para colher maduro, e sabiam com quantos paus se faz uma canoa. O que não impedia que, nesse entrementes, esse ou aquele embarcasse em canoa furada. Encontravam alguém que lhes passasse a manta e azulava, dando às de vila-diogo. Os mais idosos, depois da janta, faziam o quilo, saindo para tomar fresca; e também tomavam cautela de não apanhar sereno. Os mais jovens, esses iam ao animatógrafo, e mais tarde ao cinematógrafo, chupando balas de alteia. Ou sonhavam em andar de aeroplano; os quais, de pouco siso, se metiam em camisa de onze varas, e até em calças pardas; não admira que dessem com os burros n’água.

Fragmento do texto Antigamente de Carlos Drummond de Andrade

Disponível em: http://www.algumapoesia.com.br/drummond/drummond07.htm

Sobre o fragmento acima, NÃO se pode afirmar que
A
há um jogo entre o presente e o passado, que se percebe pelo uso de palavras, expressões e ditados populares.
B
algumas palavras ou expressões do texto são de difícil compreensão em virtude delas não serem usadas de forma corrente na atualidade.
C
as expressões Canoa furada, Com quantos paus se faz uma canoa e Tirar o cavalo da chuva resistiram ao desaparecimento, já que ainda estão em uso.
D
a expressão E se levavam tábua não remete ao Antigamente, que dá título ao texto, porque o seu sentido é o de levar, literalmente, uma peça de madeira.
E
algumas palavras, tais como prendadas e cinematógrafo; e expressões, tais como completavam primaveras e camisa de onze varas remetem ao Antigamente, que dá título ao texto.