A Antiguidade Oriental ganha importância, para muitos historiadores, por nos ter legado experiências e conhecimentos relevantes para nossa construção enquanto sociedade.
Sobre os egípcios, no período da Antiguidade Oriental, podemos afirmar que:
I. tinham sua estrutura política caracterizada pela presença do Faraó, pela forte influência da religião e pela bem articulada relação entre saber e poder, sendo mesmo o controle sobre a escrita um fator importante para a organização do Estado e para a manutenção das estruturas de poder político.
II. as atividades econômicas do Egito Antigo eram exclusivamente desenvolvidas por povos estrangeiros escravizados. Aos egípcios, estavam sempre reservados postos mais elevados na escala social, como os de burocratas estatais e sacerdotes.
III. por volta de 3.500 a.C., os egípcios conseguiram construir uma organização estatal capaz de viabilizar a construção de diques e canais de irrigação que potencializassem a produção agrícola na região, favorecendo o acúmulo de riquezas e a construção de uma civilização sofisticada.
IV. a força da economia egípcia favoreceu a criação e manutenção de um exército forte e bem treinado, possibilitando aos egípcios permanecerem por mais de 3.000 anos como uma sociedade independente. Somente os romanos, com a sua disciplina militar e suas novas táticas de guerra, foram capazes de vencer e dominar os povos egípcios na Antiguidade.
Para responder, use a chave abaixo.