Questão
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
2024
Fase Única
Antoine-Laurent747c64e27ec
Discursiva
Antoine-Laurent Lavoisier 

Há 280 anos nascia em Paris, França, Antoine Lavoisier, um experimentalista meticuloso que revolucionou a química, mas cujas contribuições impactaram também áreas como economia, agricultura, administração pública e educação.

Lavoisier trabalhou sistematicamente na determinação de massas de reagentes e produtos envolvidos em reações químicas, incluindo componentes gasosos, e estabeleceu que a massa de matéria seria conservada em qualquer reação (conhecida hoje como lei de conservação das massas). Lavoisier conduziu estudos envolvendo combustões e respiração, forneceu provas definitivas sobre a composição molecular da água e foi pioneiro nos estudos elementares, identificando 33 substâncias como “elementos” e fornecendo nomes a elementos e substâncias – muitos dos quais ainda são utilizados atualmente.

Em 1768, Lavoisier foi eleito membro da Academia de Ciências da França e, no mesmo ano, ingressou na Ferme Générale, uma corporação privada que coletava impostos para a coroa francesa. Lavoisier também atuou em eventos que levaram à Revolução Francesa e elaborou planos e relatórios em defesa de diversas reformas, incluindo o estabelecimento do sistema métrico de pesos e medidas. Foi membro do Parlamento Provincial de Orleans de 1789 até a Revolução Francesa. De filosofia democrática, expressou suas ideias nestas palavras: “A felicidade não deve limitar-se a um pequeno número de pessoas; ela pertence a todos”.

Além disso, em 1789 foi nomeado membro da comissão encarregada de estabelecer o novo sistema de pesos e medidas da França e, em 1790, foi comissário do Tesouro Nacional Francês. Em 1793, Lavoisier teve a infelicidade de incorrer na ira de Jean Paul Marat por haver rejeitado um tratado químico submetido por Marat à Academia de Ciência. O governo revolucionário da Convenção Nacional denunciou o cientista e conseguiu a prisão dos membros da Ferme Générale. Antoine Lavoisier foi condenado à morte e guilhotinado em Paris no dia 8 de maio de 1794.

Disponível em: https://sciencehistory.org/education/scientific-biographies/antoine-laurent-lavoisier e em: https://www.ebiografia.com/antoine_lavoisier. [Adaptado]

Em um de seus experimentos mais notáveis, Lavoisier promoveu a combustão de uma vela em um vaso selado, demonstrando que a massa do conjunto permaneceu a mesma antes e após a combustão.

Considere que a vela de Lavoisier era composta unicamente por uma parafina de fórmula C₂₂H₄₄ e massa molar 308,2 g mol⁻¹, cuja reação de combustão ocorreu conforme a equação abaixo:

C₂₂H₄₄(s) + 33O₂(g) → 22CO₂(g) + 22H₂O(g)

Considere, ainda, que os experimentos não resultam no consumo completo da vela. Se necessário, considere as massas molares de H (1,0 g/mol), O (16,0 g/mol) e C (12,0 g/mol).



1 a) Considerando que a combustão de 30,82 g da vela irá consumir 105,6 g de O2, determine a massa total dos gases que serão produzidos a partir da reação de combustão descrita no enunciado.

1 b) Considere que o interior do vaso de Lavoisier fosse mantido à pressão atmosférica e estivesse preenchido puramente por ar atmosférico e pela vela. Nessas condições, o tempo necessário para que a reação de combustão da vela cessasse aumentaria ou diminuiria com o aumento do volume interno do vaso? Explique.

Apesar de Lavoisier relatar a participação do gás oxigênio na respiração celular, ele não detalhou as reações químicas. No início do século XX, as reações bioquímicas foram descritas e agrupadas em quatro etapas ‒ glicólise, oxidação do piruvato, ciclo do ácido cítrico e fosforilação oxidativa ‒, conforme o esquema a seguir.



1 c) Qual etapa metabólica é comum tanto na fermentação quanto na respiração celular aeróbica e em qual região da mitocôndria ocorre o ciclo do ácido cítrico?

1 d) Qual é a função do gás oxigênio na respiração celular aeróbica nos eucariotos e em qual etapa metabólica ocorre a participação desse gás nessa respiração celular?

A eclosão da Revolução Francesa, movimento que contou com a participação de Lavoisier, estava relacionada aos desdobramentos da convocação e realização da Assembleia dos Estados Gerais, que não se reunia desde 1614.

Em 5 de maio de 1789, representantes das três ordens (Estados) compareceram no Palácio de Versalhes para a Assembleia dos Estados Gerais. O abade Emanuel Sieyès, vigário-geral de Chartres, sintetizou em texto as insatisfações do Terceiro Estado: “O que é o Terceiro Estado? Tudo. Quem tem sido ele até agora? Nada. Que pede ele? Tornar-se alguma coisa.”

VAINFAS, Ronaldo. História 2. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2016. p. 25.4

1 e) Quem compunha o Terceiro Estado e contra quem se destinava a sua insatisfação?

1 f) Lavoisier foi guilhotinado pelo regime revolucionário francês durante o período conhecido como Convenção Nacional (1792-1795). Esse governo foi marcado por uma série de medidas dentro do país, como o tabelamento do preço de alimentos e as execuções públicas, e fora dele. Qual foi a ação tomada nessa fase com relação às colônias francesas?