Questão
Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC - GO
2015
Fase Única
Antonio-Castro-Alves1065387542f
Antônio de Castro Alves foi um poeta romântico da terceira geração e cultor da poesia “condoreira”, caracterizada pela abundância de imagens grandiosas e sonoras, adequadas à declamação pública. O poeta desvela as mazelas impregnadas nas camadas sociais, sobretudo a situação opressora pela qual passavam as senzalas brasileiras, em meio aos castigos dos seus senhores. Era imprescindível que alguém clamasse por liberdade, com a finalidade de despertar nas consciências a necessidade de um mundo mais igualitário e mais justo. Tais objetivos são materializados no texto “Adeus meu canto”. Sobre esse poema de Castro Alves (Texto 2), marque a alternativa correta: 

A
Pode-se dizer que o poema evidencia o labor poético de Castro Alves e traz uma característica individualista semelhante aos seus antecessores: a idealização do mundo e da natureza. 
 
B
O texto enfatiza a chamada “poesia social”, embora traga um “falso subjetivismo”, pois realiza denúncia e manifesta insatisfação frente ao cenário político da época, mais precisamente, frente à es cravidão, mas não tem espírito de luta, não é combativo. 
 
C
O eu lírico dirige-se à própria poesia para que ela assuma sua posição na luta pela abolição dos escravos. A poesia será sua maior arma contra a escravidão. 
D
Apesar da luta a que se propunha, a poesia não realizou seu canto e foi arruinada ao tentar despertar na população o espírito crítico. Por isso, o poeta foi criticado por aqueles que militavam na política e na imprensa pela libertação da escravatura.