Apesar da concordância dos cientistas quanto ao parentesco entre anelídeos, onicóforos e artrópodes, há atualmente um grande debate sobre a classificação e a filogenia desses animais. Alguns cientistas defendem que os artrópodes são partes de um filo monofilético, isto é, que todos os grupos do filo descendem de um mesmo ancestral. Outros, com base em estudos de ribossomos e de DNA mitocondrial, afirmam que os artrópodes formam um grupo polifilético e que deveriam ser separados em diversos filos. Discussões à parte, abaixo seguem algumas características dos artrópodes. Marque a alternativa que não corresponde a uma afirmação verdadeira.
Questão
Universidade José do Rosário Vellano – UNIFENAS
2014
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Apesar-concordancia97d37b6d23
A
Aranhas e escorpiões são temidos porque algumas espécies produzem peçonhas muito poderosas. As aranhas injetam a peçonha na presa por meio de quelíceras, enquanto os escorpiões utilizam um aguilhão caudal.
B
Insetos têm importância ecológica como elementos fundamentais em cadeias alimentares de terra firme e aquáticas. Muitos pássaros, mamíferos, anfíbios, répteis e peixes alimentam-se de insetos. As larvas de determinados insetos alimentam-se de cadáveres de animais e de plantas, contribuindo para a reciclagem de nutrientes.
C
Crustáceos como camarões, lagostas, ostras, siris, caranguejos e mexilhões são largamente empregados na alimentação humana. Também desempenham papel importante na cadeia alimentar de mares e grandes lagos, onde os mais abundantes componentes do zooplâncton são os microcrustáceos.
D
Há insetos que são considerados pragas na agropecuária. A larva da mosca-do-berne desenvolve-se nos tecidos superficiais do corpo de mamíferos e aves, causando feridas irritantes que os enfraquecem. As moscas-de-frutas põem ovos em vários tipos de frutos, dos quais as larvas se alimentam, causando grandes prejuízos econômicos à agricultura.
E
Pelo fato de apresentarem muitas pernas, quilópodes e diplópodes são chamados de miriápodes. Os quilópodes mais conhecidos são as centopeias e as lacraias. Já os diplópodes, cujos representantes mais conhecidos são os piolhos-de-cobra (embuás), vivem em ambientes úmidos, sob folhas e troncos em decomposição.