Apesar da grande diversidade, quase todos os animais apresentam uma característica em comum: são formados por milhares de células de diversos tipos. Outro aspecto comum aos seres do reino animal é que obtêm o seu alimento a partir de outros seres vivos, ou seja, são heterótrofos. Os animais habitam quase todos os ambientes conhecidos do nosso planeta, podendo ser encontrados tanto em grandes altitudes nas montanhas quanto em profundas fossas marinhas. Analise as proposições e marque a CORRETA:
I. A maioria das espécies é capaz de se locomover, isto é, mover o corpo de um lugar para o outro. No entanto, há espécies que vivem fixas, ou seja, sésseis, no ambiente, como as esponjas.
II. A coluna vertebral é um tipo de eixo esquelético formado por peças articuladas entre si denominadas vértebras, que podem ser ósseas ou cartilaginosas. As articulações permitem a flexibilidade do esqueleto interno, facilitando a movimentação.
III. A lombriga é um platelminto parasita, acelomado e portador de um esqueleto hidrostático.
IV. Nos répteis crocodilianos ocorre a mistura dos sangues venoso e arterial nos ventrículos cardíacos. Já nos répteis quelônios não se observa essa mistura no interior do coração.
V. Um réptil escamado emblemático é a salamandra, que apresenta o processo de neotenia, ou seja, a capacidade de reprodução sexuada ainda na fase larval. Nesse animal a fase adulta é muito curta ou inexistente.