“Apesar da sua praticidade e inovação, carregadores sem fio de celular já tiveram sua eficiência colocada em xeque. Agora, um estudo afirma que seu uso massivo seria capaz de gerar uma crise de energia global. Essa constatação é de um levantamento da publicação OneZero e da IFixit, empresa especializada em informações sobre reparos de eletrônicos. O motivo para esse risco está na ineficiência desse tipo de carregador: segundo o teste das duas empresas, um carregador sem fio gasta 47% mais energia do que um com fio, para carregar a bateria de um smartphone do zero até 100%.”
Adaptado. Fonte: <https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2020/09/19/se-todo-mundo-usar-carregadores-sem-fio-vamos-causar-uma-crise-energetica.htm>.
Os fogões por indução e os carregadores sem fio de celular funcionam da mesma maneira. Ambos não precisam conectar-se diretamente, bastando aproximar a panela do fogão ou o aparelho celular do carregador, que exercerão sua função: aquecer e carregar. O princípio por trás disso é simples e é regido pela lei de Faraday-Lenz. Portanto, pode-se dizer que