“Após a Guerra Fria, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) utilizou seus recursos militares pela primeira vez em um conflito. Desde então, ela vem atuando com regularidade, sob mandato da ONU ou não. Discussões teóricas têm sido travadas em torno da permanência da OTAN após o fim da Guerra Fria, analisando sua transformação e seu novo papel em um contexto mundial distinto. As teorias das alianças não explicam a persistência de tal tipo de arranjo. As teorias dos regimes, por sua vez, vislumbram a permanência da OTAN em um contexto diverso, desde que ela consiga se transformar para se adaptar às novas condições”.
BERTAZZO, J. Atuação da OTAN no pós-Guerra Fria: implicações para a segurança internacional e para a ONU. Contexto Internacional. vol.32 no.1 Rio de Janeiro Jan./June 2010.
Sobre a OTAN, leia as afirmativas a seguir.
I. Trata-se de uma aliança militar dos países socialistas do Leste Europeu, liderada pela URSS.
II. Foi desativada quando a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) sofreu seu processo de desintegração entre os anos de 1989 e 1991.
III.É um tratado de aliança militar firmado em 1949 por doze países, incluindo os Estados Unidos, o Canadá e a maior parte da Europa Ocidental.
IV. Com o fim da Guerra Fria, progressivamente a OTAN incorporou antigos membros do Pacto de Varsóvia, como Polônia, Hungria e República Tcheca.
Está CORRETO o que se afirma em