Questão
Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP
2019
Fase Única
Apos-Segunda-Grande61c4bd714b
Após a Segunda Grande Guerra, o mundo passou por quatro fases críticas de déficit na oferta do petróleo, que ficaram conhecidas como a crise do petróleo, resultante de processos de nacionalização e um conjunto de conflitos que envolveram países membros da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo). Qual dos eventos apresentados a seguir não tem relação com os contextos relacionados?
A
Em 1974, o preço do petróleo subiu mais de 400%, em resposta dos países árabes organizados na OPEP ao apoio dos EUA a Israel durante a Guerra do Yom Kippur (1973).
B
Em agosto de 1990, a invasão do Kuwait pelo Iraque se desdobrou na Guerra do Golfo (1991), conflito que levou à queima dos poços de petróleo por forças iraquianas no emirado.
C
A deposição do xá iraniano em 1979 e, na sequência, a Guerra Irã-Iraque (1980-88) levaram à diminuição da produção dos dois países, o que levou à disparada do preço do petróleo.
D
A nacionalização do Canal de Suez (1956) pelo presidente egípcio Gamal Nasser, que até então pertencia a uma empresa anglo-francesa, levou à interrupção do abastecimento pelo canal.
E
O início do Plano Marshall (1947), que foi visto como uma ameaça pela URSS, a maior potência da OPEP, e que levou os soviéticos a restringirem sua exportação de petróleo, diminuindo a oferta internacional.