Após a Segunda Guerra Mundial, a Europa ocidental perdeu a sua posição internacional. Seu lugar foi ocupado pelos Estados Unidos, que lideraram o bloco dos países capitalistas, e pela União Soviética, que liderou o bloco dos países socialistas. Esses países, disputando áreas de influência em todo o mundo, viveram um período de graves tensões, denominado Guerra Fria. Leia as afirmativas abaixo.
I - A crise dos mísseis foi um dos momentos mais dramáticos. A aproximação da União Soviética com Cuba, permitindo a instalação, em seu território, de mísseis nucleares soviéticos, em 1962, levou o presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, a reagir por meio de bloqueio naval à ilha de Cuba.
II - A Doutrina Monroe, defendida em 1947, manifestava o compromisso norte-americano de liderar o combate ao avanço comunista.
III - Em março de 1946, o ex-primeiro ministro inglês, Churchill, em visita aos Estados Unidos, alertava para o perigo que representava, para o mundo livre, a expansão do comunismo. Em resposta a esse discurso, o presidente Franklin Delano Roosevelt elaborou, em 1947, uma mensagem ao Congresso em que estava oficialmente declarada a Guerra Fria.
IV - Em 1949, a Alemanha foi dividida em duas: a República Federal Alemã, sob influência da União Soviética, com capital em Bonn; e a República Democrática Alemã, sob influência dos Estados Unidos, com capital em Berlim.
V - A ideologia da Guerra Fria contribuiu para manter a dominação sobre os países do Terceiro Mundo. É essencial que isso seja levado em conta, quando se reflete sobre esse conflito.
São INCORRETAS apenas as afirmações: