Após seis meses, Bob Dylan falou em um longo texto sobre o prêmio Nobel de Literatura, que recebeu em 10 de dezembro de 2016. O cantor escreveu uma longa carta e divulgou a gravação de sua voz, contando que fez uma reflexão sobre como suas músicas eram relacionadas com a literatura.
"Quando eu recebi esse Prêmio Nobel pela Literatura, eu fiquei me perguntando como minhas músicas se relacionavam com a literatura exatamente. Eu tive que refletir sobe isso e ver aonde estavam as relações", iniciou ele, que lembrou a importância de canções de "Buddy Holly", "Leadbelly "e outros artistas no início de sua carreira na música.
"Ouvindo todos os artistas populares do início e cantando suas músicas, você capta a língua. Você a internaliza. Você ouve todas as sutilezas, e aprende os detalhes", afirma o cantor, após dizer que tentaria passar para o público tudo o que ele pensou nesse período.
"Quando eu comecei a escrever minhas próprias músicas, a linguagem popular era o único vocabulário que eu conhecia e eu o usei", disse Dylan, que também citou referências da literatura que foram determinantes em sua composição musical.
(Disponível em: https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/bob-dylan-fala-sobre-nobel-emtexto-musicas-sao-diferentes-de-literatura.ghtml Acesso em 29 de agosto de 2021)
A fala de Bob Dylan explora principalmente a ideia de que