Aproximadamente, 1,5% dos cânceres de mama ocorrem em homens. Como em mulheres, o câncer geralmente metastatiza para os linfonodos axilares, mas também para o osso, a pleura, o pulmão, o fígado e a pele. O câncer de mama afeta cerca de 1000 homens por ano nos EUA. Na atualidade, o gênero humano é confrontado por uma infinidade de neoplasias malignas. Antes, pensava-se sobre a possibilidade de desenvolvimento de um câncer ao longo da vida. Hoje, a discussão é sobre qual tipo de câncer, futuramente, promoverá o encerramento do ciclo vital humano. Contudo, com o avanço da medicina, câncer é apenas uma palavra, e não uma sentença de morte. Diante desse cenário nebuloso, observe os dados abaixo:
( ) O câncer de mama em homens tende a infiltrar a fáscia peitoral, o músculo peitoral maior e os linfonodos apicais na axila. A presença de massa subareolar e/ou palpável ou a secreção mamilar podem indicar um tumor maligno.
( ) A mamografia feminina é uma das técnicas usadas para detectar massas na mama. O carcinoma apresenta-se como uma área densa na imagem da mamografia. Os cirurgiões usam a mamografia como guia ao remover tumores, cistos e abscessos da mama.
( ) A mastectomia radical feminina, um procedimento cirúrgico mais extenso, inclui a retirada da mama, músculos peitorais, gordura, fáscia, e o maior número possível de linfonodos na axila e na região peitoral.
( ) Na atualidade, muitas vezes são removidos apenas o tumor e os tecidos adjacentes, procedimento conhecido como cirurgia conservadora da mama feminina, excisão local ampla seguida por radioterapia.
( ) O câncer de mama feminino costuma se disseminar por meio de vasos linfáticos (metástase linfogênica), que levam células cancerosas da mama para os linfonodos, sobretudo aqueles situados na axila.
Assinale a opção CORRETA analisando as proposições de cima para baixo, indicando V para Verdadeiro e F para Falso: