
Aqueduto romano na Tunísia.
MOTA, M.; BRAICK, P. História: das cavernas ao Terceiro Milênio. São Paulo: Moderna, 2002. p. 78.
A ilustração acima é uma representação da criatividade da civilização romana: a criação de um sistema de abastecimento de água para as populações urbanas. Tendo em vista a concretização dessa inventividade, que deu origem a uma vida citadina sofisticada e influente, considere as afirmações a seguir.
I. As dimensões do território abrangido pelo Império romano estavam vinculadas à eficácia de suas legiões, caracterizadas por técnicas de combate que privilegiavam a ação coletiva em detrimento da ação individual.
II. A cultura romana caracterizou-se por especulações filosóficas e arroubos artísticos, inibindo toda e qualquer disposição mais pragmática em relação ao mundo, especialmente quanto à política e à guerra.
III. As formas de organização do trabalho e da produção romanas privilegiavam a autonomia e a inventividade dos trabalhadores, tanto nos campos quanto nas oficinas, e impediam a existência de trabalho escravo.
IV. Apesar de a ciência romana, comparada com a inventividade grega, não ter produzido grandes avanços, a aplicação do conhecimento existente foi eficaz, especialmente na área de construções.
Estão corretas