Questão
Sprint ENEM
2021
Fase Única
Area5097af1a94c
Discursiva
Área: Segurança

Proposta

Texto I 

Perigo ignorado: todos os dias, 217 pessoas desaparecem no Brasil

Foi provado pela ciência que a dor de perder um filho é um dos piores estresses que o ser humano pode passar. Imagina não saber o que aconteceu com seu filho, amigo, pai, mãe ou irmão? 

Todos os dias no Brasil, 217 famílias passam pela angústia de ter um ente querido desaparecido, segundo o Anuário de Segurança Pública de 2020. Apenas no ano passado, 79.275 pessoas desapareceram no Brasil.

vanise Esperidião atua como ativista por melhores condições na busca por desaparecidos há mais de 20 anos, devido ao desaparecimento de uma filha sua, em dezembro de 1995. Na época, a filha de Ivanise, Fabiana, tinha apenas 13 anos. 

Até hoje, Ivanise não tem uma resposta sobre o paradeiro da moça. “Quando se enterra um filho, o pai passa por um luto real, porém quando ele desaparece, você nunca pode ter certeza do que aconteceu realmente”.

Os desaparecimentos são classificados de três formas: voluntário (fuga do lar devido a desentendimentos familiares, violência doméstica ou outras formas de abuso dentro de casa), involuntário (afastamento do cotidiano por um evento sobre o qual não se possui controle, como acidentes ou desastres naturais) e forçado (sequestros realizados por civis ou agentes de Estados autoritários). 

O desaparecimento forçado é o mais assustador para as famílias. Redes de pedofilia, tráfico de órgãos, prostituição e escravidão moderna estão entre os motivos para um desaparecimento forçado. 

(...)

Fonte: https://observatorio3setor.org.br/noticias/perigo-ignorado-todos-os-dias-217-pessoasdesaparecem-no-brasil/

Texto II

LEI Nº 13.812, DE 16 DE MARÇO DE 2019

Institui a Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas, cria o Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas e altera a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente). 

Art. 1º Esta Lei institui a Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas e cria o Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas. 

Parágrafo único. Os deveres atribuídos por esta Lei aos Estados e a órgãos estaduais aplicam-se ao Distrito Federal e aos Territórios.

Art. 2º Para efeitos desta Lei, considera-se:

I - pessoa desaparecida: todo ser humano cujo paradeiro é desconhecido, não importando a causa de seu desaparecimento, até que sua recuperação e identificação tenham sido confirmadas por vias físicas ou científicas;

II - criança ou adolescente desaparecido: toda pessoa desaparecida menor de 18 (dezoito) anos; 

(...)

Art. 3º A busca e a localização de pessoas desaparecidas são consideradas prioridade com caráter de urgência pelo poder público e devem ser realizadas preferencialmente por órgãos investigativos especializados, sendo obrigatória a cooperação operacional por meio de cadastro nacional, incluídos órgãos de segurança pública e outras entidades que venham a intervir nesses casos. 

Fonte: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/67423096/do1e2019-03-18-lei-no-13-812-de-16-de-marco-de-2019-67423080

Texto III



Fonte: https://www12.senado.leg.br/noticias/especiais/especial-cidadania/burocracia-atrapalha-buscade-desaparecidos 

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Desparecimento de pessoas: o problema invisível”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.