Até a chegada dos europeus ao território hoje denominado Brasil, os estudiosos estimam que viviam por aqui entre 3,5 e 5 milhões de indígenas divididos em vários grupos étnicos com uma enorme diversidade cultural. Apesar da diversidade, alguns aspectos culturais dos povos que foram relatados por cronistas europeus do período colonial eram comuns à maior parte daquela população.
Considerando esses aspectos, atente para os trechos a seguir:
“Em cada casa vivem todos muito conformes, sem haver nunca entre eles nenhuma diferença: antes são todos amigos uns dos outros, que o que é de um é de todos, e sempre de qualquer coisa que um coma, por pequena que seja, todos os circunstantes hão de participar dela”.
“Mostram os selvagens sua caridade natural presenteando-se diariamente uns aos outros com veações, peixes, frutas e outros bens do país, e prezam de tal forma essa virtude que morreriam de vergonha se vissem o vizinho sofrer falta do que possuem; e com a mesma liberalidade tratam os seus aliados”.
LÉRY, Jean de. Viagem à terra do Brasil. Rio de Janeiro: Bibliex,1961.
O aspecto cultural comum aos grupos indígenas existentes no Brasil no período colonial a que os cronistas dos séculos XVI e XVII se referem é