‘Até hoje não sei como fiz aquele gol’: há 20 anos, Roberto Carlos acertava o chute que desafiou a física

“Alguém um dia fará um gol lindo parecido com o meu ainda. Pode demorar, mas vai acontecer”, cravou.
A ciência, porém, não tem tanta certeza disso... ‘Não acredito que esse chute se repetirá’, diz físico.
O gol de Roberto Carlos em 1997 “desafiou a física” e também impressiona os cientistas até hoje.
Quando o chute aconteceu, físicos de todo o mundo ficaram intrigados pelo lance, o que motivou uma série de estudos e análises sobre a aerodinâmica e a trajetória da bola no Estádio Gerland, em Lyon.
Os cientistas fizeram uma série de experimentos e análises, chegando por fim a uma equação que “explica” o caminho que a bola percorreu e as forças que entraram naquele momento histórico. “Na trajetória da bola pode desviar significativamente do circular, desde que o chute tenha longa distância. Desta forma, a trajetória se torna surpreendente e imprevisível para o goleiro”, escreveram. “É assim que interpretamos o famoso gol do brasileiro Roberto Carlos contra a França, em 1997. A falta foi cobrada de uma distância aproximada de 35 metros, ou seja, uma distância na qual é possível esperar essa trajetória inesperada. Levando em conta que o chute também foi forte, o que era outra característica de Roberto Carlos, a trajetória da bola curva brutalmente em direção à rede, em uma velocidade ainda grande, o que surpreende o goleiro”, acrescentaram os quatro cientistas, em outro trecho.
“Embora a física explique perfeitamente a trajetória da bola, as condições, como potência do chute, ponto do impacto do pé do Roberto Carlos na bola e distância às traves, que fizeram com que ela ocorresse são tão raras que podemos chamá-la de milagrosa”, decreta o Prof. Dr. José Fernando Fontanari, professor titular do IFSC (Instituto de Física de São Carlos) da USP (Universidade de São Paulo) e membro do corpo editorial dos periódicos Physics of Life Reviews e Theory in Biosciences, em entrevista ao ESPN.com.br.

(Disponível em: http://www.espn.com.br/noticia/700107_ate-hoje-nao-sei-como-fiz-aquele-gol-ha-20-anos-roberto-carlos-acertava-o-chute-quedesafiou-a-fisica. Publicado em 03/06/2017 e atualizado em 08/06/2017.)
Embora tenha sido espetacular, esse gol de Roberto Carlos é pura Física.
Caso a bola não tivesse entrado no gol e parado nas redes, ela continuaria em uma incrível trajetória