Questão
Universidade Federal do Amazonas - UFAM
2017
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Ate-meados-seculo-XIX84210f06ea
Até meados do século XIX, o território do atual Estado do Acre achava-se habitado apenas por índios tribais. Era uma região de fronteiras indecisas, isto é, de limites ainda não fixados entre o Brasil e a Bolívia. O avanço dos seringueiros brasileiros na região chocou-se, nesse território rico em seringueiras, com os vizinhos bolivianos que o ocupavam nominalmente com alguns postos militares. Esse processo histórico resultou na incorporação definitiva do espaço territorial do Acre ao Brasil. 
 
Sobre a Incorporação do Acre, assinale a alternativa CORRETA: 
A
O Bolivian Syndicate negociou com o Governo Brasileiro a indenização de 2.000.000 libras esterlinas e a construção da ferrovia Madeira-Mamoré em contrapartida pela cessão do Acre. 
B
Esse conflito internacional foi resolvido em 1903, através do Tratado de Petrópolis, com a definição de que o território cedido seria administrado, no primeiro momento, pelo Governo do Estado do Amazonas.  
C
Com a Revolução Acreana, formou-se nessa região uma circunscrição, sob a administração direta de Governo Federal, e que foi denominado Território do Acre, atual Estado do Acre. 
D
A Bolívia recebeu do Governo Brasileiro uma indenização de 2.000.000 libras esterlinas e a promessa da construção da ferrovia Madeira Mamoré, com livre trânsito para as suas mercadorias até o Atlântico. 
E
Plácido de Castro comandou a Revolução Acreana, contra a instalação do posto aduaneiro da Bolívia no Acre, expulsou todos os funcionários bolivianos da região e proclamou a República do Acre, em 14 de julho de 1899.