Questão
Universidade de Taubaté - UNITAU
2016
1ª Fase
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Baseada-justificaca2582979498d
“Baseada na justificação pela fé, no sacerdócio universal e na única autoridade da Bíblia, aReforma protestante coloca o fiel em relação direta com Deus, cuja Palavra está na Bíblia, que se deve ler e interrogar diariamente. [...] Todos os outros intermediários além do Livro são suprimidos ou minimizados: liturgia, clero, sacramentos, culto dos santos, orações pelos mortos. De fato, a maioria deles perdeu sua razão de ser, pois a salvação do cristão não depende de suas próprias obras ou de alguma intercessão, mas apenas de sua fé, ou seja, de sua adesão pessoal ao Cristo salvador dos homens por seus méritos e sua paixão. Nessas condições, não só todos os cristãos, iguais pelo batismo, são padres, como ainda a maioria das formas de devoção coletiva conservadas e estimuladas pela Igreja romana já não tem razão de ser.” 

CHARTIER, Roger;ARIÈS, Philippe. (dirs.) História da Vida Privada: da renascença ao Século das Luzes.v. 3. São Paulo: Companhia das Letras, 2009, pp.:104-5

Sobre o texto,é INCORRETOafirmar que
A
as novas formas de religião que se estabelecem nos séculos XVI e XVII desenvolveram uma nova forma de devoção interior, mais privada e de relação direta com a divindade.
B
houvea afirmação nova de uma devoção pessoal durante as reformas religiosas,em que não só todos os cristãos são padrescomoa Igreja Romana ainda é o centro dessas reformas.
C
aReforma Protestante modificou o exercício religioso praticado pela Igreja Católica, que valorizava as devoções coletivas, autorizadas pela presença do padre.
D
aReformaProtestante, fundamentada na fé e na leitura pessoal da Bíblia, indicava um conjunto de ensinamentos e de práticas que garantiam suainterpretação correta e a consciência comunitária.
E
aReforma Protestante trabalha com a ideia de que a salvação do cristão não depende de seus atos, de suas obras ou de intercessão, mas,sim,de sua fé, de sua adesão pessoal ao Cristo salvador.