Questão
Universidade Federal do Amazonas - UFAM
2014
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Belle-Epoque-Trata157567a4b71
“A Belle Époque – Trata-se de um período localizado no final do século XIX às primeiras décadas do século XX. Este período foi marcado por uma efervescência intelectual e cultural e uma busca acelerada da chamada modernidade, refletindo-se em todos os setores da atividade humana. Tal movimento irradia-se a partir da França, refletindo-se em quase todos os países do Ocidente. A obsessão pelo novo, pelo moderno, pelo belo é a marca predominante desta época. Muitos inventos que marcam a vida do homem surgiram neste período: O cinema, o rádio, o avião, o automóvel, a luz elétrica, o telefone são exemplos. As feições das cidades são alteradas a partir das concepções urbanísticas incentivadas pela reurbanização de Paris” 

(DIAS, Edinéa M. In: SANTOS, F. J. e SAMPAIO, P. M. (Orgs). Estado do Amazonas em Verbetes. Manaus: Novo Tempo, 2002). 

Assinale a alternativa CORRETA. 

A
A Belle Époque na Amazônia é traduzida pelas reformas urbanas das cidades de Manaus e Belém. As referidas reformas aconteceram sob as administrações de Eduardo Ribeiro e Antônio Lemos, respectivamente. 
 
B
O Palacete Provincial, situado na Praça Helidório Balbi, abrigou entre outros órgãos públicos a Assembléia Provincial do Amazonas. Esse prédio foi inaugurado em 1874, durante o primeiro governo de Eduardo Ribeiro. 
 
C
Todos os manauenses liam o jornal francês Le Matin; e as principais lojas que negociavam com artigos masculinos traziam nomes como: Au Bon Marché, La Ville de Paris, Parc Royal entre outros. 
 
D
O Teatro da Paz, construído em 1878, em Belém e o Teatro Amazonas, inaugurado em 1896, em Manaus, constituem dois grandes emblemas das administrações de Silvério Nery e Fileto Pires, respectivamente.  
 
E
O prédio onde funciona o atual Centro Cultural Palácio Rio Negro, na Av. 7 de Setembro (Manaus), antes de servir como Palácio do Governo do Amazonas foi residência oficial do embaixador da Inglaterra, Sir Waldemar Scholtz.