Bem sabes que podes contar com este teu amigo que muito te estima, que sempre te perdoou os erros e que tudo fará por ti, para que te sintas um verdadeiro homem.
Assinale a alternativa INCORRETA:
A
Preservam-se a coerência e a correção gramatical do texto ao se substituírem os verbos sublinhados acima por: sabias, podias, perdoava, faria, sentisses.
B
Na primeira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo perdoar – perdôo –, é justificável o uso do acento circunflexo por ser a palavra formada por hiato com a primeira vogal tônica :Ô-O.
C
As orações “que podes contar com este teu amigo” e “para que te sintas um verdadeiro homem.” são, respectivamente, uma oração substantiva objetiva direta e uma oração adverbial final.
D
Em “que muito te estima, que sempre te perdoou e que tudo fará por ti”, tem-se um conjunto formado por orações adjetivas coordenadas entre si.
E
A carta apresenta correta concordância em 2ª pessoa do singular, ou seja, a quem a comunicação é dirigida. O pronome de tratamento você também permite a mesma concordância, pois representa a pessoa do discurso a quem se dirige.