Questão
Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas
2017
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Bras-Cubas-busca89319728b9
Brás Cubas busca articular a política de domínio paternalista, sob fogo cerrado nos anos 1870, com aspectos da onda de ideias cientificistas europeias do tempo – especialmente no que tange ao darwinismo social como forma de explicar a origem e a reprodução das desigualdades sociais. 

(CHALHOUB, Sidney. Machado de Assis Historiador. São Paulo: Companhia das Letras, 2003, p. 96)

A tendência ao domínio paternalista pode ser encontrada na postura dos chamados coronéis, mandatários locais que exercerem amplos poderes em muitas regiões do Brasil. A respeito do coronelismo, é correto afirmar que
A
a origem desse fenômeno remonta à criação da Guarda Nacional, logo após a Independência do Brasil, quando foram distribuídas patentes militares que foram passadas de geração a geração.
B
esse fenômeno é predominantemente rural, meio onde grassa o analfabetismo, a ação de organizações de resistência por parte dos trabalhadores e a ausência do poder público, em oposição ao que ocorre no meio urbano.
C
a permanência, ao longo da história do Brasil, de práticas inicialmente associadas ao período da república oligárquica demonstra a duradoura eficácia política desse tipo de relação.
D
esse sistema de poder foi oficialmente combatido por alguns governos, em especial o de Getúlio Vargas, que procurou desarticular politicamente os latifundiários, submetendo-os aos interventores estaduais e municipais.
E
a definição desse conceito é equivalente à de clientelismo, troca de favores envolvendo proteção e prestígio político, presente também na relação entre suseranos e vassalos.