Questão
Universidade de Brasília - UNB
2013
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Brasil-Estado-Novo179beb5b840
No Brasil, o Estado Novo, implantado por Getúlio Vargas em 1937, não passou de um arremedo do regime fascista italiano, adaptado à mentalidade coronelística dos setores dominantes. Antiliberal e antidemocrático, o governo manteve os partidos políticos afastados do centro das decisões políticas. Os sindicatos e as organizações de trabalhadores ficaram atrelados ao Estado, cujo condutor-chefe era o próprio Getúlio Vargas, o “pai dos pobres”. Ele chegou ao poder nesse contexto de afirmação e conflitos de Estados-nação com ideologias nacionalistas radicais, sobretudo Estados-nação de origem recente, como a Itália e a Alemanha, unificados somente na segunda metade do século XIX. Em tal contexto, redefiniam-se o próprio capitalismo e as democracias liberais, e o “socialismo real” se enraizava na União Soviética. O desfecho tornara-se inevitável: como a opção varguista, estribada no regime ditatorial, voltara-se para as potências do Eixo, as oposições liberal-democratas e de esquerda uniram-se e, em 1945, puseram fim ao Estado Novo.

Adriana Lopez e Carlos Guilherme Mota. História do Brasil: uma interpretação. São Paulo: Senac, 2008, p. 651.

Assinale a opção correta a respeito de assuntos suscitados pelo texto apresentado.
A
O sindicalismo é uma força social que emergiu das corporações de ofício, na Idade Média.
B
Na versão marxista, socialismo é o regime político a ser atingido para a superação da sociedade capitalista e a implantação da sociedade comunista.
C
Sociologicamente, pode-se definir, por extensão, socialismo real como o conjunto de tentativas de implantação do socialismo após a Segunda Guerra Mundial.
D
Na perspectiva sociológica, o fascismo italiano é categorizado como um regime político autoritário.