No Brasil, a Lei nº 12.711/2012 foi sancionada com o objetivo de garantir reserva de 50% das matrículas (por curso e turno) nas 59 universidades federais do país e 38 institutos de educação, ciência e tecnologia. Os estudantes contemplados devem ser autodeclarados como pretos, pardos ou indígenas, egressos do ensino médio em escolas públicas e oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário (um salário-minimo e meio) per capita.Sobre as relações étnico-raciais no Brasil, analise as assertivas abaixo.
I. A Lei nº 12. 711/2012 foi sancionada a partir das reivindicações da sociedade civil, especialmente do Movimento Negro, atuante no país por garantias da população negra, sobretudo a partir da redemocratização nos anos 1980.
II. No Brasil, as relações étnico-raciais entre brancos e negros são historicamente marcadas por desigualdades sociais e de gênero. Atualmente, a população negra é a mais vulnerável quanto à precarização do trabalho, figurando também nas elevadas taxas de homicídio.
III. O pleito pela adoção do sistema de cotas no Brasil teve como argumento a inclusão da população negra na sociedade, assolada por um passado perpassado de estigmas. Correntes de pensamento sustentaram por várias décadas a ideia da “raça” negra como inferior por motivos biológicos.
IV. Apesar das conquistas, a população negra brasileira é atualmente a de maior representatividade na população carcerária (masculina e feminina) e a de menor participação no Congresso Nacional. Encontra-se também de forma acentuada nas linhas de pobreza e miséria do país.
É correto apenas o que se afirma em