Questão
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública - EBMSP
2022
1ª Fase
Brasil-cancer-mais1093f185d19
No Brasil, o câncer mais frequente é o de pele, correspondendo a cerca de 25% de todos os tumores diagnosticados. A radiação ultravioleta natural, proveniente do Sol, é o seu maior agente causador. O tipo mais grave de câncer de pele, o melanoma, corresponde a 4% dos casos. 

O melanoma é curável se detectado em estágios iniciais e removido. Caso contrário, a letalidade é muito alta em razão da capacidade de os melanócitos migrarem pelo corpo com possibilidade de metástase. 

LOPES, Sônia & ROSSO, Sérgio. Bio. Vol.3. São Paulo: Saraiva. 2016, p. 44. 

Considerando as informações do texto e da ação dos genes envolvidos no controle do ciclo celular, é correto afirmar:
A
A alta letalidade registrada nos casos de melanoma se deve à perda funcional progressiva, por parte dos tecidos epidérmicos de revestimento, decorrente do desvio nutricional gerado pelas células tumorais em crescimento.
B
Os genes supressores são ativados através do controle genético celular apenas nos tecidos cujas células se encontram, permanentemente, no estágio G₀ , presente, anexo ao seu ciclo celular.
C
O evento de metástase se caracteriza por um crescimento irregular do tecido tumoral ao longo do órgão de origem, acompanhado de intensa neovascularização tecidual.
D
O câncer de pele é causado por uma intensa produção e acúmulo de melanina nas células do tecido epitelial derivado de uma forte exposição do indivíduo à radiação solar ultravioleta.
E
Os oncogenes são genes ligados ao surgimento de tumores, tanto malignos quanto benignos, e são oriundos de mutações em genes reguladores do crescimento celular, conhecidos como proto-oncogenes.