Questão
Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
2005
Fase Única
Brasil-deixou-ter705c9b3194
O Brasil deixou de ter economia essencialmente agrária e população predominantemente rural a partir da década de 50. Nesse período, com a expansão dos setores de bens de consumo duráveis e de bens de capital, bem como com o impulso do Estado, a indústria ultrapassou a agricultura e assumiu a liderança do processo de desenvolvimento econômico do país.

Com base nas informações anteriores e em seus conhecimentos, é correto afirmar que
A
a política de desconcentração industrial – por intermédio de incentivos fiscais e programas de industrialização em áreas periféricas –, a qual criou os pólos petroquímicos da Bahia (Camaçari) e do Rio Grande do Sul (Canoas), foi responsável pelo “inchaço” das metrópoles do Nordeste.
B
a indústria foi responsável por muitas das principais transformações ocorridas no país no período pós-Segunda Guerra Mundial, entretanto não conseguiu corrigir os graves desequilíbrios sociais existentes. Mesmo possuindo um grande parque industrial, o Brasil ainda não apresenta índices notáveis de desenvolvimento humano.
C
a distribuição geográfica da população não foi afetada pela transformação do país de agrário para urbano-industrial, principalmente porque foi observada somente uma distribuição da população em função dos setores de atividades.
D
a região Centro-Oeste é a menos industrializada do país e se mantém fortemente apoiada na categoria bens de consumo duráveis, como os da indústria alimentícia, principalmente ligada à pesca.
E
a expansão cafeeira e o rápido desenvolvimento industrial do Estado de São Paulo transformaram esse Estado, desde a década de 20, no principal centro industrial do país. Entretanto, a região Sudeste, como um todo, não tem um importante parque industrial.
F
I.R.