Questão
Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP
2019
Fase Única
Brasil-e-maior150b73eb6b3
O Brasil é o maior exportador global de soja. Atualmente, o cultivo do grão ocupa mais de 33 milhões de hectares do território brasileiro, área equivalente à metade da França. A produção total de soja em todo o mundo passou de 27 milhões de toneladas em 1961 para 335 milhões de toneladas em 2016, sendo que a maior parte dos grãos é usada como proteína para alimentar bois, porcos e frangos que serão abatidos posteriormente. Isso mostra a profunda conexão entre o plantio de grãos para produção de proteína animal com o desmatamento e as mudanças climáticas.

Disponível em: <https://www.greenpeace.org/brasil/blog/relatorio-conecta-gigantes-doagronegocio-ao-desmatamento-no-cerrado/>. Acesso em: mar. 2019.

Relatório divulgado pela plataforma Trase aponta que as seis maiores companhias que comercializam soja foram responsáveis por 58% das exportações de soja no Brasil e expostas a 68% de risco direto de desmatamento entre 2006 e 2016. Sobre o cultivo da soja e o desmatamento, assinale a opção correta.
A
Apesar de a África ser o continente que lidera a exportação de algumas das commodities mais importantes relacionadas ao risco ambiental, o Brasil, seguido da República do Congo e da África do Sul, são os países que lideram o ranking de produção agrícola com alto e moderado risco ambiental, principalmente ligado à soja.
B
Dados apontam que o Cerrado brasileiro, em especial a região de Matopiba, tornou-se a principal área do mundo em desmatamento e perda de hábitat associado à soja. Estima-se que 14% da expansão do cultivo da soja no Cerrado do Brasil ocorreu nessa área, sendo que 37% ocorreu sobre vegetação nativa.
C
50% das exportações brasileiras de soja no ano de 2016 foram para os Estados Unidos, sendo ligadas a 60% do risco de desmatamento relacionados à exportação de grãos desse ano. Estima-se que entre 2019 e 2020, esse número suba, atingindo 65%, o que, segundo especialistas, deve impactar principalmente o Cerrado brasileiro.
D
Visando minimizar a problemática envolvendo o desmatamento do Cerrado brasileiro decorrente da produção de soja, em 2 de janeiro de 2019 foi publicado o decreto Nº 9.672, Art. 24. que busca encontrar mecanismos de redução dos impactos decorrentes da expansão agrícola no Cerrado, através do enrijecimento das normativas ligadas à preservação do bioma.
E
Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), todas as commodities de alto risco ambiental estão concentradas em poucos países do mundo, sendo todos eles pobres ou em desenvolvimento. 70% de todo o óleo de palma produzido no mundo vem somente de Moçambique. Já 90% de toda a soja produzida vem do Brasil (45%), Argentina (28%) e África do Sul (19%).