Questão
Simulado ENEM
2021
Fase Única
Brasil-e-pais3991c6153b
O Brasil é um país de dimensões continentais, com paisagens heterogêneas e tipos de ocupações territoriais distintos. Ao longo dos séculos, o território brasileiro passou por diversos tipos de regionalizações.

Sobre os tipos de regionalizações no Brasil, é correto afirmar:
A
A divisão regional do território brasileiro em “quatro Brasis” foi proposta pelo professor Milton Santos e pela professora Maria Laura Silveira, em 2001. O principal critério utilizado nessa regionalização é o “meio técnico-científico-informacional”. Como a informação e as finanças são diferentemente irradiadas pelo território brasileiro, formam “quatro Brasis”, representados pela Região Amazônica, Região Nordeste, Região Centro Oeste e Região Concentrada. 
B
Em 1967, o IBGE propôs a divisão regional do país em três regiões geoeconômicas ou complexos regionais. Ela baseia-se no processo histórico de formação do território brasileiro, levando em conta, especialmente, os efeitos da industrialização. Dessa forma, ela busca refletir a realidade do país e compreender seus mais profundos contrastes. As três regiões geoeconômicas são: Amazônia, Centro-Sul e Nordeste.
C
Proposta em 1969 e elaborada pelo geógrafo brasileiro Pedro Pinchas Geiger, a atual regionalização do Brasil tomou como base principalmente os aspectos naturais, embora tenha levado em conta os fatores humanos para criar as seguintes regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.  
 
D
As capitanias hereditárias foram a primeira divisão administrativa e territorial externa implantada pelos portugueses durante a colonização da América Portuguesa. Basicamente, o território da América Portuguesa foi dividido em 15 grandes faixas de terra, que tiveram sua administração entregue a interessados com o objetivo de estabelecer fronteiras com a América Espanhola.  
 
E
O processo de regionalização do território brasileiro teve início ainda no período colonial, momento esse que o Brasil estava dividido em capitanias hereditárias, e o IBGE propôs a divisão em cinco macrorregiões (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul). Dessa forma, estados, como Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte são derivados de antigas capitanias estabelecidas no passado, momento no qual vigorava esse tipo de divisão.