Questão
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC - MG
2012
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Brasil-e-setimo19549a27e33
O Brasil é o sétimo mercado consumidor do mundo, mas tem apenas 33% da sua população incluída nessa "sociedade de consumo", segundo relatório elaborado pelo WorldWatch Institute, com sede em Washington. O "público consumidor" é definido pelo relatório com base num poder de compra (renda ajustada segundo preços locais) de mais de US$ 7 mil, ou cerca de R$ 20 mil, por ano. O Brasil tem, segundo esse critério, 57,8 milhões de consumidores.

• Em primeiro lugar no ranking estão os Estados Unidos com 242,5 milhões de integrantes da "sociedade de consumo", ou 84% da população do país. A China vem logo em seguida, com 239,8 milhões de consumidores (19% da população), enquanto a Índia ocupa o 3º lugar, com 121,9 milhões de consumidores, ou 12% da população.

• Entre os dez maiores mercados, o Japão tem a parcela mais significativa da sua população na sociedade de consumo, 95% (ou 120,7 milhões de pessoas), o que lhe garante o 4º lugar no ranking. A Alemanha está no 5º lugar (76,3 milhões de pessoas e 92% do total) e a Rússia (6º lugar, 61,3 milhões, 43%).

A partir dos dados do relatório, podem ser extraídas as seguintes conclusões, EXCETO: 
A
A melhoria na distribuição de renda e consequentemente da inclusão econômica e social tendem a fortalecer a posição econômica de nações emergentes, especialmente China, Índia, Brasil e Rússia.
B
Dentre as economias classificadas como desenvolvidas incluídas no grupo, os Estados Unidos da América apresentam a pior participação percentual de consumidores no total de sua população.
C
Estados Unidos e China possuem valores bastante próximos no número total de consumidores, o que comprova a tese segundo a qual os dois países possuem, na atualidade, situações bastante próximas em termos econômicos e sociais.
D
Com um terço de sua população incluída na “sociedade de consumo”, o Brasil possui ainda um grande potencial de crescimento de seu mercado consumidor. Esse fator tem sido fortemente considerado pelas grandes empresas, ao definirem seus investimentos estratégicos no mundo.