(SOMATÓRIA)
01) Com a intenção de criar um distrito industrial na capital do estado do Paraná, os poderes públicos perceberam a necessidade de um plano que orientasse o crescimento urbano na década de 1960, concretizado na criação da Cidade Industrial de Curitiba (CIC), na década seguinte.
02) No interior do Paraná destacavam-se, em meados da década de 1990, duas regiões industriais: a de Ponta Grossa, responsável pela maior parte do complexo agroindustrial, e a de Londrina, onde se concentrava alguma produção de bens de consumo não duráveis.
04) Para combater a evasão de divisas (que a cafeicultura promoveu) e uma possível quebra de unidade territorial, as elites políticas criaram um projeto de industrialização do Paraná, que começou a ganhar contornos no início da década de 1960, em uma conjuntura marcada pelo fortalecimento do desenvolvimentismo nacional.
08) No Paraná, o início do processo de industrialização coincide com a intensificação das políticas indigenistas e com o auge do ciclo do gado na região de Curitiba e no litoral paranaense.
16) Durante a década de 1970, a intensificação da industrialização paranaense estimulou o desenvolvimento da urbanização no Estado, com destaque para Curitiba e Araucária, que se sobressaíram no setor metal mecânico e se tornaram cidades atrativas.