Questão
Simulado Unicamp
2020
1ª Fase
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Brasil-meu-dengoA111e08ce82e
Brasil, meu dengo
A mangueira chegou
Com versos que o livro apagou
Desde 1500
Tem mais invasão do que descobrimento
Tem sangue retinto pisado
Atrás do herói emoldurado
Mulheres, tamoios, mulatos
Eu quero um país que não está no retrato

Brasil, o teu nome é Dandara
Tua cara é de cariri
Não veio do céu
Nem das mãos de Isabel
A liberdade é um dragão no mar de Aracati

Salve os caboclos de julho
Quem foi de aço nos anos de chumbo
Brasil, chegou a vez
De ouvir as Marias, Mahins, Marielles, malês

Os versos acima são do samba-enredo História para ninar gente grande, da escola de samba Estação Primeira de Mangueira, a campeã do carnaval de 2019 do Rio de Janeiro. A partir deles é correto afirmar que:
A
Ao fazer referência ao processo de colonização do Brasil, o samba evidencia o apagamento de mulheres, mestiços, e indígenas deste período pela história contada nos livros oficiais. Como contraponto, propõe que personagens esquecidos tenham seu lugar junto aos “heróis emoldurados”.
B
A música trata da luta contra a escravidão no Brasil ao destacar figuras como Dandara, a princesa Isabel e o jangadeiro Francisco José do Nascimento, o “Dragão do Mar”. Com isso, considera igualmente valorosos os esforços da monarquia e da sociedade civil durante a chamada campanha abolicionista.
C
Ao chamar o Brasil de “meu dengo”, o samba exalta o caráter afetuoso dos brasileiros, resultado da ausência de episódios violentos em sua trajetória ao longo do tempo. Não por acaso, os versos foram batizados de “história para ninar gente grande”, ressaltando o caráter pacífico de sua população.
D
Ao recuperar personagens como Dandara, Luíza Mahin e o “Dragrão de Aracati”, o samba-enredo defende a necessidade de valorização das trajetórias e culturas afro-brasileiras e indígenas. Com isso, se contrapõe à história oficial, idealizadora de massacres promovidos contra essas populações.