Questão
Centro Universitário de João Pessoa - UNIPE
2018
Fase Única
Brasil-perde-4-PIB-com329abc7b6db
Brasil perde 4% do PIB com corrosão, diz estudo
Um estudo da empresa norte-americana CCTechnologies avaliou que entre 1% e 5% do PIB dos países é consumido pela corrosão. No Brasil, o número é de 4%, o equivalente a R$ 236 bilhões em 2015, conforme, com base neste estudo, aferiu a entidade International Zinc Association (IZA), com apoio da USP-SP.
O impacto é maior nas áreas litorâneas, onde os níveis de corrosão podem ser até 150 vezes superiores aos da zona rural. “Em um país, como o Brasil, com extensão litorânea de mais de 7 mil km, o impacto é bastante significativo”, afirma o gerente executivo do Instituto Brasileiro de Metais Não Ferrosos (ICZ).
O relatório indica que a corrosão poderia ser facilmente atenuada com as tecnologias já existentes para proteção de estruturas metálicas. A proporção de ganho x custo de investimento para aplicação reduziria o impacto na economia em cerca de 25%. A construção de uma ponte ou viaduto em um ambiente de nível moderado de corrosão em uma cidade, como São Paulo, utilizando-se vergalhões galvanizados por imersão a quente, isto é, revestidos com zinco, poderia se chegar a uma obra com vida útil estendida em 110 anos. O custo de manutenção seria muito menor e mais econômico, mesmo com um acréscimo de 3% no custo inicial do projeto.
Para o executivo do ICZ, existe um gap no conhecimento sobre as tecnologias, principalmente em relação às obras públicas. “Considerando que os municípios brasileiros localizados na faixa litorânea concentram 95% PIB, e que mais de 70% da população brasileira vive em cidades a até 200,0km da praia, todas as obras expostas deveriam ter sistemas de proteção mais eficientes”, explica. “A tomada de preço das obras públicas deveria considerar não apenas o investimento inicial, mas também a durabilidade e o ganho de investimento ao longo do tempo”. (Um ESTUDO..., 2018).
Considerando-se, especificamente, a corrosão do ferro, cujas equações químicas I e II representam etapas do processo de formação da ferrugem, Fe₂O₃. xH₂O, é correto afirmar:
A
No processo geral, o Nox do ferro aumenta de 0 para +3, porque o ferro perde elétrons na reação.
B
Na equação química I, o ferro atua como agente oxidante e o oxigênio como agente redutor.
C
Na equação química II, o número de oxidação do ferro aumenta, porque o ferro metálico é o agente redutor.
D
A oxidação do ferro e a redução do oxigênio ocorrem, respectivamente, no cátodo e no ânodo do ferro.
E
O pH não influencia na corrosão do ferro.