Questão
Simulado ENEM
2021
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Brasil-politica541b76eaa9
No Brasil, a política de substituição de importações foi usada com o objetivo de desenvolver o setor manufatureiro e, assim, resolver os problemas de dependência de capitais externos, ou seja, para que não fosse dependente da economia de outras nações, como a norte-americana. 

Sobre a política de substituição de importações no Brasil, é correto afirmar:
A
foi implantada no período imperial por Dom Pedro II, que em parceria com o Barão de Mauá promoveu a instalação da malha ferroviária no país, com o objetivo de escoar a produção industrial.
B
promoveu a abertura para empresas multinacionais começarem a se alojar no Brasil durante os anos dourados, de 1956 a 1961, no governo de Juscelino Kubitschek, que abriu a economia nacional para o capital estrangeiro para que pudesse investir no setor industrial.
C
implementada por Getúlio Vargas, proporcionou a criação de indústrias de base, como a Companhia Siderúrgica Nacional, a Companhia Vale do Rio Doce, atual Vale e criou a Petrobras, importante produtora de energia.
D
entre 1994 e 2001, o Governo Fernando Henrique Cardoso promoveu um processo de desregulamentação da economia por meio da flexibilização das leis trabalhistas, maior abertura do mercado nacional para produtos, capitais e serviços internacionais, além da redução de investimentos em setores sociais e criação de agências reguladoras.
E
em 1990, com os novos arranjos da economia mundial, o Brasil iniciou um processo de abertura econômica ao adotar uma política de competição aberta com o objetivo determinante de promover o crescimento econômico, com produção em escala e padrões internacionais e com a entrada de produtos importados a preços subsidiados.