Questão
Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
2017
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Brasil-possui-rica397c77c6edd
ANULADA
O Brasil possui uma rica variedade de formações abertas reunidas sob a designação comum de campo. No entanto, existem grandes diferenças ambientais entre as diferentes formações de campos. Essas diferenças são caracterizadas pelo clima, pelo solo e pelo relevo onde ocorrem. A maior extensão de campos naturais encontra-se no Rio Grande do Sul. São as formações predominantemente herbáceas, com extensos banhados ao redor de lagos e lagunas na região costeira e campos naturais de gramíneas no interior, entremeados por matas subtropicais.

ROSS , Jurandyr – Geografia do Brasil



O autor faz referência ao Bioma Pampa, que já teve 64% de sua cobertura vegetal original destruída, sendo o segundo bioma mais alterado do Brasil, em termos percentuais. Iniciativas de manejo sustentável dos campos são recentes. Ainda vivemos o paradoxo no Brasil de destruir a floresta na Amazônia para implantar pastagens com gramíneas exóticas, enquanto que, no Pampa, que tem as melhores pastagens naturais para a produção de carne, está se propondo plantar grandes extensões de árvores exóticas.

A progressiva introdução e expansão das monoculturas e das pastagens com espécies exóticas têm levado a uma rápida degradação e descaracterização das paisagens naturais do Pampa. Estimativas de perda de habitat dão conta de que em 2002 restavam 41,32% e em 2008 restavam apenas 36,03% da vegetação nativa do bioma Pampa (CSR/IBAMA, 2010).

A perda de biodiversidade compromete o potencial de desenvolvimento sustentável da região, seja perda de espécies de valor forrageiro, alimentar, ornamental e medicinal, seja pelo comprometimento dos serviços ambientais proporcionados pela vegetação campestre, como o controle da erosão do solo, a salinização e o sequestro de carbono que atenua as mudanças climáticas, por exemplo. 

(Globo Ecologia) (Adaptado)


Considerando os textos, e seus conhecimentos, analise as alternativas:

I) O Bioma Pampa, por causa da destruição ocasionada por diversos fatores, hoje passa por processo de desertificação em diversos pontos.

II) A substituição de espécies nativas do Pampa atualmente dá lugar a grandes florestas de eucaliptos, planta exótica nativa da Austrália, contribuindo para a continuidade do processo de desertificação.

II) A salinização consiste no processo de aumento dos sais minerais existentes, a ponto de afetar a produtividade dos solos de uma determinada região. Esses sais minerais apresentam-se na forma de íons, tais como o Na+ e o Cl–, sendo estes íons classificados como isoeletrônicos.

IV) O Bioma Pampa está localizado no Rio Grande do Sul e é o segundo menor bioma do país, perdendo apenas para o Bioma do Pantanal.

Estão corretas
A
II e III, apenas.
B
III e IV, apenas.
C
II e IV, apenas.
D
I, II e III, apenas.
E
I, III e IV, apenas.
F
I.R.