No Brasil, em setembro de 1937, após a divulgação de um falso plano de insurreição comunista (Plano Cohen), Getúlio Vargas fecha o Congresso Nacional e impõe uma nova Constituição, inaugurando assim o Estado Novo. Sobre esse período, é INCORRETO afirmar que:
Questão
Universidade Federal do Amazonas - UFAM
2019
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Brasil-setembro-1937455e0a2563
A
a Constituição de 1937 foi redigida pelo jurista Francisco Campos, ministro da Justiça de Vargas, tendo sido inspirada nas constituições fascistas da Itália e da Polônia e, por isso, foi apelidada de “Polaca”. Entretanto, não é correto considerar o Estado Novo como um regime fascista, mas sim uma ditadura inspirada no fascismo europeu.
B
a Constituição de 1937 tinha como características fundamentais: a centralização da política, fortalecendo o poder do presidente; a extinção do legislativo; a indicação de governadores (interventores) dos estados pelo presidente; legislação trabalhista.
C
a Constituição de 1937 foi elaborada por uma Assembleia Constituinte convocada, às pressas, por Getúlio Vargas e composta por um seleto grupo de juristas brasileiros e estrangeiros que, liderados por Francisco Campos, Ministro da Justiça de Vargas, contou ainda com a importante participação de um conhecido jurista polonês, Raphael Lemkin, que apelidou a nova Constituição de “Polaca”.
D
o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) foi criado com o objetivo de fortalecer a ditadura varguista. Por um lado, enaltecia a figura do presidente através de ampla propaganda de seus atos e, por outro lado, controlava os meios de comunicação de massa, realizando violentas censuras e promovendo eventos culturais que valorizassem a figura de Vargas.
E
no Estado Novo, Vargas investiu pesadamente em industrialização, criando grandes indústrias estatais como, por exemplo, a Companhia Siderúrgica Nacional e a Companhia Vale do Rio Doce. Dessa forma, pode-se afirmar que a Era Vargas caracterizou-se por uma modernização conservadora.