COMO O MAGNETISMO PODE MELHORAR SUA SAÚDE

Pesquisadores americanos estão estudando como utilizar um campo magnético para “afinar” o sangue humano para melhorar a circulação. Nosso sangue, quando “engrossa”, pode prejudicar os vasos sanguíneos e, assim, aumentar o risco de ataques cardíacos.

O professor de física Rongjia Tao é pioneiro em utilizar campos elétricos ou magnéticos para diminuir a viscosidade de óleos em motores e tubulações. Agora, ele decidiu aplicar o mesmo método no sistema circulatório.
Como as células do sangue contêm ferro, Tao conseguiu reduzir a viscosidade do sangue em até 30%, submetendo a pessoa a um campo magnético de 1,3 tesla por cerca de um minuto. O pesquisador e sua equipe testaram diversas amostras de sangue no laboratório da universidade e descobriram que o campo polarizava as células fazendo que elas se ligassem em pequenas correntes, deixando o movimento do sangue mais linear.
Como as correntes de sangue são maiores que uma célula sozinha, elas fluem pelo centro, reduzindo a fricção contra a parede dos vasos. Esse efeito combinado reduziu a viscosidade do sangue, fazendo que ele corresse mais livremente.
Disponível em: http://guineveremedicina.blogspot.com.br. Acesso em: 30 de julho de 2014.
Considerando uma artéria de 4,5 cm² de área de seção transversal, em um campo magnético de valor mencionado, atuando perpendicularmente a essa seção, podemos afirmar que o fluxo magnético existente na seção será de